Hardware

Qualcomm na Campus Party 2017

Hardware


O número de Makerspaces e FabLabs no Brasil está passando por uma fase crescimento constante. Esses espaços em que pessoas interessadas por tecnologia e ciência podem botar a mão na massa têm cativado um maior número de desenvolvedores natos a cada ano. Com isso, todos os makers do Brasil aguardam ansiosamente o maior evento de tecnologia e inovação do país, o Campus Party.

A edição de 2017 aconteceu entre os dias 1 e 4 de fevereiro em São Paulo, na Arena Anhembi.

Para que esses makers pudessem se reunir no evento e ao mesmo tempo fazer aquilo que gostam, foi estruturado o Espaço Fazedores no Open Campus, uma área dedicada à palestras, exposições e oficinas, algo que só foi possível devido à parceria entre o Fazedores e Engenho Maker, além das marcas Dremel e Bosch, que abraçaram o projeto desde o início.

Os curadores responsáveis por fazerem acontecer as oficinas foram: Embarcados, Fab LAB Newton, Mau Maker, Rede Fab Lab Brasil, Pandora Lab e WE FAB.
Nesse espaço completamente gratuito, nós da Qualcomm em parceria com a Arrow e Embarcados adotamos uma das áreas para a realização de uma oficina com a Qualcomm DragonBoard 410c, nossa placa de desenvolvimento em IoT. Além disso, sorteamos uma placa em parceria com a Arrow. De maneira a atender todos os makers do Brasil, podiam participar não só aqueles presentes no evento, mas também os que, por algum motivo, não puderam comparecer.

Espaços como este servem não só para unir uma grande comunidade de desenvolvedores do país, mas também para instigar a todos que passem a usar seu conhecimento e criatividade para desenvolver diferentes soluções que podem impactar de maneira positiva o futuro das cidades. Para Thiago Lima, diretor de Marketing do Embarcados, podemos ver que foi uma oportunidade incrível: “Acho que existe uma grande chance de um monte de coisa boa surgir a partir disso que fizemos! O espaço que a gente construiu instrumentalizou e disponibilizou para todos os convidados operarem e as pessoas aprenderem. Fica marcado na memória de quem veio e viveu esse momento”.